Guia de tamanho e aproveitamento de papéis no Brasil

Para quem está acostumado só com 'folha sulfite', esse mundo do papel pode ser uma loucura! Na verdade até pra quem trabalha com isso é 🤩! Eu sempre amei ir pessoalmente escolher os papéis na VSP e saber do formato de produção de cada um deles. O toque, a textura, a gramatura… esses são atributos que o mundo virtual nunca vai poder proporcion! (ou vai? 😳)


A escolha do papel e o formato da peça são muito importante para o resultado do projeto e também para uso consciente da matéria-prima e da verba. Uma peça 1 cm menor pode significar uma redução significante no custo do papel, por isso com as informações corretas fica muito mais fácil trabalhar no desenvolvimento de layouts e no melhor aproveitamento do papel.



Quem define os tamanhos de papel?


A ISO 2016 é a responsável por definir os tamanhos de papel da série A, ou seja, A4, A3, A2 e outras. No entanto, temos outros formatos de tamanho grande que são definidos pela DIN 476 que é um padrão alemão, fonte de informação para a criação da norma ISO 216. Apenas países como EUA, Canadá e partes do México que não fazem o uso dos tamanhos de papel da série A, eles seguem a ANSI Y14.1M, que se trata de tamanhos e folhas métricas de desenho. Nesses países os tamanhos são os seguintes: Papel Meia Carta – 14 cm x 21,6 cm; Papel Carta – 21,6 cm x 27,9 cm; Papel Ofício – 21,6 cm x 35,6 cm; Papel Ficha – 12,7 cm x 20,3 cm; e o Papel Tablóide com 27,9 cm x 43,2 cm.




Mas você sabia que na área gráfica o papel onde os materiais são impressos não são do padrão A? É isso mesmo! Embora este seja o padrão mais convencional quando compramos pacotes daquela sulfite em papelaria e até mesmo como resultado final de materiais feitos em gráfica, o padrão utilizado pelas indústrias do setor são outros: 66 cm × 96 cm, 76 cm × 112 cm e 89 cm × 117 cm. Assim é possível trabalhar com diversas medidas como resultado final.


Confira abaixo nossa tabela de formatos e seus subformatos, ou seja, em quantas partes é possível cortar o papel para realizar a impressão.






Posts recentes

Ver tudo

O trabalho de gestão de marca é chamado Branding. Ele envolve ações relacionadas ao propósito, valores, identidade e posicionamento da marca. É a gestão de marca que vai garantir sustentabilidade à su

Ao contrário do que se pensa, o Design não é apenas um elemento visual. O Design agrega valor e significado para simplificar, facilitar e planejar a criação de um novo produto ou serviço e até resolve