Embora eu não possa falar por todos os designers (nem quero!), certamente posso mostrar o passo a passo do meu processo de criação e, quem sabe, te encorajar a investir em seu projeto!

1. Precisamos 

nos conhecer!

Todo o processo começa quando você solicita uma proposta pelo site, Instagram, WhatsApp ou e-mail. Aqui escolheremos um horário e uma data que funcionem para você, para que possamos nos conhecer e tirar nossas dúvidas iniciais através de uma ligação que deve durar 30 minutos!

 

Nessa chamada, você terá a oportunidade de fazer qualquer pergunta que possa ter sobre o processo e o que está envolvido, como quanto tempo pode demorar ou qualquer outra coisa que esteja em sua mente. Também posso fazer algumas perguntas sobre seu negócio, sua visão e o que você realmente deseja obter do projeto. Essa ligação nos dará a oportunidade de realmente sentir se esse match vai dar certo... 🤷🏼‍♀️

 

Não se preocupe, eu não vou pedir para você tomar qualquer decisão na ligação. Vou te dar todo tempo para digerir as informações!

2. Deu match! Yeeaahhh

Depois de confirmar que deseja fazer esse projeto comigo, discutiremos detalhes como datas, entregas de conteúdo e layouts. Esse processo costuma acontecer por e-mail, assim consigo organizar melhor minha agenda. Em seguida, enviarei o contrato e a fatura com o valor combinado para o sinal. A etapa de benchmarking só se inicia após a confirmação do depósito.

 

Nesta fase, também configurarei seu projeto em um sistema de gerenciamento que será o nosso principal ponto de comunicação: O Asana. Lá nós manteremos todas as nossas tarefas e mensagens organizadas e fáceis de navegar do início ao fim.

3. Compilação

de informações

Projeto configurado, cérebro à mil por hora, massss antes de começar seu projeto, preciso que você faça uma lição de casa: Responder ao questionário projetado para te guiar passo a passo na compilação de conteúdo, para ficar realmente claro sobre a visão da sua marca, os objetivos, quem é realmente o cliente dos seus sonhos e determinar seu 'what, how and why?'.

 

Este trabalho de preparação é fundamental para criar identidade de marca e comunicação verdadeiramente únicas que se conectem profundamente com seus clientes e configurem seu negócio para a verdadeira transformação e sucesso no futuro! Uauu!!

 

Além do questionário, você também deverá criar um quadro no Pinterest (você também poderá me enviar todas as imagens por e-mail, se preferir 🙄), onde fixará todas suas inspirações e o que ressoa com a visão da sua marca. Você pode utilizar o questionário como um guia para garantir que fique no caminho certo (porque eu sei que muito fácil se distrair na internet...)

O objetivo aqui é estabelecer um guia visual para a voz e a personalidade da sua marca. Portanto, não estamos apenas procurando exemplos ou logos aqui - pense em cores, padrões, texturas, fotos de estilo de vida, logos, fontes, citações e vibração geral, humor e estética. 'Abra suas asas e solte suas feras!' Quanto mais imagens você incluir, mais fácil será para encontrar temas comuns que você ama que, por sua vez, me darão o melhor ponto de partida para a fase de design.

4. Mood board

Nessa fase, criarei um mood board onde validaremos a estética, cores e personalidade da sua marca. Dessa maneira começarei o desenvolvimento com todo conteúdo que preciso para criar exatamente o que você precisa! (além, óbvio, de abordarmos todas as perguntas de última hora que você tiver!).

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Agora você pode relaxar e deixar comigo!

5. Concept Driver

Agora farei um compilado das informações para começar a criar um documento super importante: o Concept Driver. Esse documento lhe trará clareza sobre sua visão, quem são seus clientes, 'what, how and why' e também os elementos, tipografias, cores e direção visual (que serão adicionados daqui a pouco).

 

Gosto de pensar neste documento como a bússola da sua marca para manter o foco e o caminho certo para todos os pontos de contato da sua empresa com seus clientes no futuro.

 

Você deve ter notado que muito trabalho foi feito até o momento sem sequer iniciar o Design! Pois é... há muito mais no design da marca do que aparenta. Eu diria que os elementos de design reais (seu logo, padrões, ícones etc.) são apenas a cereja no topo da sua identidade de marca. O design do nível da superfície trará apenas clientes do nível da superfície. Se você deseja inspirar, conectar e configurar seus negócios para verdadeira transformação e crescimento, acredito firmemente que todas as decisões de design devem vir de um local de estratégia, intenção e um profundo entendimento do cliente e do público-alvo.

6. Logo e elementos da marca

Agora é hora de arregaçar as mangas e focar no design do logo! Tudo começa com desenhos à mão, onde vou esboçar uma série de idéias e experimentar vários estilos diferentes. 

 

Depois de anos projetando muitos logos para muitos clientes diferentes, refinei meu processo e agora adotei um 'método de um conceito só'. Isso envolve a escolha do design de logo mais forte que, na minha opinião, comunicará com mais eficiência a imagem da sua marca. Acredito quando as etapas anteriores, finalizadas com sucesso, definem exatamente o caminho que devo seguir, sem necessidade de apresentar outras opções. Por isso, vou me aprofundar e criar as versões desse logo que sua nova imagem de marca precisar: vertical, horizontal, cores, padrões de marcas e outros elementos.  (Ok... caso não seja o logo ideal, farei outra opção sim! Óbvio! 😉)  

 

Para apresentar (aqui prefiro que seja pessoalmente ou por vídeo... mas a gente combina!), vou criar as peças que definimos anteriormente - pode ser cartões de visita, artigos de papelaria ou qualquer outra coisa que me ajude a dar vida a esse conceito. Esse processo realmente ajudará você a ver como o conceito pode realmente funcionar em diferentes formatos em situações da vida real.

 

Logo e aplicações aprovadas?! Vou adicionar tudo ao Concept Driver (insisto em falar em inglês porque "Guia de conceito" eu acho boring... rs). Ele abrange tudo, desde o uso de cores e fontes, formatos de arquivo, quais tipos de arquivo usar quando e até uma descrição detalhada de como seus arquivos finais serão organizados quando eu entregar a você. Este documento servirá como sua bíblia visual de marca! Alguém disse Amém?!

7. Acabou? E agora?

Agora é hora da gente conversar sobre todos os pontos de contato de sua marca com seu cliente! Isso mesmo: site, medias sociais, e-mail... é muuuito importante que tudo que foi criado siga um padrão perfeito e passe a mensagem correta, no início, meio e 'nunca tem fim' dessa relação!

Vamos manter seu cliente in love? 😍

Ficou alguma dúvida?